Bob Marley
Nesta quarta-feira, dia 11 de maio de 2011 completou 30 anos desde que o Rei do Reggae, Robert Nesta Marley (Bob Marley) deixou este Plano de Vida para outro muito melhor.
Jamaicano, nascido em 6 de Fevereiro de 1945, casado com Rita Marley, uma das Threes, que cantaram com os “The Wailers”.
Em sua Juventude já começava a aparecer o estilo revolucionário de Bob Marley, desde que ele e sua família se mudaram para uma favela de Kingston em 1955, Bob enfrentava vários problemas com sua comunidade, foi um dos grandes fatores para formar a sua forte personalidade no mundo social e artístico.
Por volta dos Anos 60, começou a tocar e a cantar um estilo musical jamaicano chamado SKA. Este estílo é uma mistura de Jazz e Blues (cultura Estadunidense), com Mento e Calipso (cultura Caribenha), e logo depois mudou para o Reggae, onde se identificou mais com o estilo e no qual fez mais sucesso.
Grupo The Wailers
Nesta época participava do Grupo “The Wailers” , onde iniciou-se na carreira musical, junto à Bunny Wailer e Peter Tosh.
O melhor trabalho musical de Robert Nesta Marley, foi em 1975, com o grupo The Wailers, quando ele lançou a música “NoWoman, No Cry”, pela produtora Island Records.
Bob Marley em toda sua vida teve vários Shows, mas para quem não sabe muitos poucos ele recebia para fazê-lo. Robert Nesta Marley, era um musico que usava da musica para fazer o bem a Humanidade. Em vários Shows beneficentes por todo o mundo ele deixou para nós uma mensagem de Paz e Amor. Ele demonstrou ao mundo que o Reggae não é só um estilo musical e sim, um estado de Espírito.
 |
Álbum de Bob Marley e The Wailers |
“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida...”
Em 1976 Bob Marley faria um Show gratuito na Jamaica, em época de eleição geral, junto ao Primeiro-Ministro jamaicano Michael Manley. Dias antes do Show, em sua casa Bob Marley, o primeiro ministro jamaicano, o empresário Don Taylor, e Rita Marley foram baleados por motivos políticos talvez, sendo que nunca até hoje foi revelado o motivo. Sendo internados, Rita Marley e Don Taylor. Bob sofreu ferimentos no braço e no tórax, e quem diria que mais uma vez o Rei do Reggae nos surpreenderia. Após rumores do atentado em todo o País, acreditavam-se que Marley não faria o show, mas ele compareceu ao evento, todo enfaixado e machucado ele subiu ao palco e fez seu show. Numa entrevista para a TV a entrevistadora perguntou a Marley; “Como pode fazer o Show, depois de ser baleado por pessoas deste local?”. Ele respondeu com uma simples pergunta retórica marcante para a TV e todo o Mundo.
“Se as pessoas que estão no mundo para fazer o mal, não tiram um dia de descanso, por que eu tirarei? Pois Deus me enviou à Terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.”
No fim de sua carreira, Bob Marley deixou a Jamaica em 1975 e foi para a Inglaterra, onde gravou dois álbuns, Exodus e Kaya. Quando também foi preso pela posse de um cigarro de “Maconha”. Ele lançou a música “Africa Unite”, do álbum Survival em 1979, e logo depois participou dos shous de comemoração de independência do Zimbabwe em 17 de Abril de 1980, um ano antes de sua morte. Zimbabwe, 1980.
Um ano após este Show o Rei do Reggae morreu devido à um câncer de pele situado em seu dedo do pé. Como Bob era devoto da “Religião Rastafári”, ele não iria amputar o membro afectado, com a doença se agravando a cada dia, afectando estômago, pulmão e cérebro, ele decidiu passar os últimos dias de sua vida na Jamaica. Mas seus planos foram encurtados quando, Bob voltava da Alemanha e enquanto a doença se agravou durante o voo, ele foi internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedar of Lebanon, Miami, no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos.
Em seu Túmulo em “Nine Mile” foi enterrado junto à Marley sua Guitarra preferida, uma Fender Stratocaster vermelha. De certa forma Marley se eternizou entre nós por sua mente evoluída e de Paz.
Para que levar a Vida tão a sério, Se a vida é uma Alucinante Aventura da qual jamais sairemos vivos ?